Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2020

Planos de Saúde Com Comercialização Liberada ou Suspensa

Imagem
Na hora de contratar um plano de saúde, defina suas necessidades, compare as opções ofertadas e escolha a que melhor atende suas necessidades.    Clique Aqui - informe a opção desejada, e confirme se o plano ofertado está com a comercialização liberada ou suspensa.

Antes de Contratar Um Plano de Saúde, Consulte a Qualificação Profissional dos Prestadores de Serviços

Imagem
Antes de contratar um plano de saúde, confira a qualificação dos prestadores de serviços de saúde oferecidos, para ter certeza se estão alinhados com suas expectativas. Itens como "Segurança do Paciente",   "Acreditação" e "Projetos de Indução de Qualidade",  podem ser verificados. Clique Aqui   e confira as qualificações por tipo de prestador de serviço de saúde (hospital, laboratório, clínica por especialidade).

Como Funciona o Atendimento de Urgência/Emergência?

Imagem
Depende do tipo de plano de saúde que você contratar, confira: Plano ambulatorial Urgência Atendimento limitado às primeiras doze horas em ambulatório. Emergência Atendimento limitado às primeiras 12 horas em ambulatório. Plano Hospitalar Urgência Acidentes pessoais: atendimento integral Emergência Carência cumprida (máximo de 180 dias): atendimento integral. Carência a cumprir (após 24 horas): limitado às primeiras doze horas, em ambulatório.  

Ao Contratar um Plano o que a Operadora de Saúde Deve me Entregar?

Imagem
Você deve Receber e Guardar:  A cópia do contrato assinado contendo todas as condições de utilização como: o preço da mensalidade, as formas de reajuste e a cobertura que você tem direito. A relação ou o acesso virtual de todos os profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados ou referenciados; O manual para orientação de contratação de planos de saúde O guia de leitura contratual Atenção: Nos planos de saúde coletivos, a entrega da cópia do contrato não é obrigatória pela operadora a cada beneficiário, mas pode ser solicitada à empresa que contratou o plano.

O que influencia o preço do plano de saúde?

Imagem
Os serviços a que o plano de saúde dá direito.  Assim, por exemplo, um plano de saúde que só inclua consultas e exames tende a ser mais barato que outro que inclua também tratamentos odontológicos e internação hospitalar.  Um plano que só dê direito a atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que um plano que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país.  Outro fator que influencia o preço de um plano de saúde é a idade: quanto mais idosa a pessoa for, maiores as chances de ela precisar usar os serviços de saúde e com mais frequência; por isso, o plano tende a ser mais caro.

3 Dicas Valiosas para Reduzir Custos com Seu Plano de Saúde Antes dos Reajustes a Partir de Janeiro/2021

Imagem
A partir de Janeiro/2020 todos os planos de saúde poderão reajustar suas mensalidades e, com isto, você pode evitar hoje mesmo, reajustes desnecessários, ao contratar um novo plano, onde o reajuste anual só pode ocorrer 12 meses a partir da data de contratação. Exemplo: Meu plano atual seria reajustado em setembro/2020 e, com a suspensão temporária dos reajustes, poderá ser reajustado a partir de janeiro/2021.  Se eu contratar um novo plano em dezembro/2020, o próximo reajuste anual só poderá ocorrer em setembro/2021. Seguem 3 dicas importantes: 1- Solicite cotações com opções de planos de saúde concorrentes considerando, manter os benefícios do seu plano atual, redução de preços e carências.   2- Avalie a possibilidade de considerar planos com opção de acomodação em enfermaria, para o caso de eventual internação, por que ofertam valores mais em conta. 3- Considere também avaliar planos que tenham a opção co...

Plano de Saúde Individual / Familiar

Imagem
Os planos individuais/familiares , denominados planos "Pessoa Física", são àqueles contratados através de um CPF. O percentual máximo de reajuste anual dos planos individuais/familiares de assistência médico-hospitalar, é definido pela ANS - Agência Nacional de Saúde. O reajuste anual só poderá ser aplicado na data de aniversário do contrato e após autorização da ANS. Se você possui um plano de saúde "Pessoa Física" Individual ou Familiar, fique atento, verifique na carteirinha do seu plano o mês de início do seu plano. O reajuste anual só pode ocorrer no mês de aniversário do contrato do plano de saúde. Exemplo: Contratei um plano no mês de agosto, o próximo reajuste anual só pode ocorrer no mês de agosto do próximo ano.  

Planos de Saúde Com Coparticipação

Imagem
A coparticipação é o valor pago pelo consumidor à operadora em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde. O objetivo é proteger o consumidor ao estabelecer um percentual máximo a ser cobrado pela operadora para realização de procedimentos; ao determinar limites (mensal e anual) para exposição financeira do consumidor (o máximo que o consumidor pode pagar, no total, por coparticipação e franquia); e ao isentar a incidência de coparticipação e franquia em mais de 250 procedimentos, como exames preventivos e tratamentos de doenças crônicas, entre eles, tratamentos de câncer e hemodiálise. Outra novidade, é a possibilidade de operadoras de planos de saúde oferecerem descontos, bônus ou outras vantagens aos consumidores que mantiverem bons hábitos de saúde. A expectativa é que a medida incentive a adesão de beneficiários a iniciativas como programas de promoção da saúde e prevenção de doenças mantidos pelas operadoras.

Planos com Cobertura Hospitalar sem Obstetrícia

Imagem
É a modalidade de cobertura que garante a prestação de serviços em regime de internação hospitalar, com exceção da atenção ao parto. A legislação dos planos de saúde não admite previsão de limite de tempo de internação. Quando o atendimento de emergência for efetuado no decorrer dos períodos de carência, deverá abranger cobertura igual àquela fixada para o plano ou seguro do segmento ambulatorial, não garantindo, portanto, internação além das 12 horas iniciais. Solicite uma cotação para conhecer opções que atendam o seu perfil.

Planos com Cobertura Hospitalar com Obstetrícia

Imagem
Esta modalidade inclui, além da internação hospitalar, também a atenção ao parto. É garantida, ainda, a cobertura assistencial ao recém-nascido filho natural ou adotivo do contratante, ou de seu dependente, durante os primeiros 30 dias após o parto. Em caso de necessidade de assistência médico-hospitalar decorrente da condição gestacional de pacientes ainda cumprindo período de carência, a operadora deverá abranger cobertura igual àquela fixada para o plano do segmento ambulatorial, não garantindo, portanto, internação além das 12 horas iniciais. Fonte: ANS

Planos com Cobertura Ambulatorial

Imagem
É a modalidade cobertura que garante a prestação de serviços de saúde como consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais. Os atendimentos de emergência estão limitados até as primeiras 12 horas do atendimento. A realização de procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar fica sob responsabilidade do beneficiário, mesmo sendo feito na mesma unidade de prestação de serviços e em tempo menor que 12 horas.

Tipos de Reajustes

Imagem
A Agência Nacional de Saúde - ANS, é responsável por regular os seguintes tipos de reajuste: 1- O reajuste anual aplicado no mês de aniversário do contrato do plano de saúde, referente a variação dos custos médicos. 2- O reajuste por mudança de faixa etária (aplicado a cada período de 5 anos) para as pessoas que participam do plano de saúde, que completarem as idades: 19, 24, 29, 34, 39, 44, 49, 54 e 59 anos Visando tornar mais didático este entendimento, segue exemplo: Plano de Saúde XYZ Participantes: João 43, Maria 42, Pedro 19 e Luiza 23 anos João e Luiza completam aniversário nos meses de abril e junho respectivamente e, portanto, mudarão para as faixas etárias 44 a 48 anos e 24 a 28 anos. O plano de saúde sofrerá o reajuste anual em março/2020 (mês de início do plano). Concluindo: 1- O percentual de reajuste anual, será aplicado sobre o valor total pago pelos participantes do plano. 2- Sobre os valores individuais que João e Luiza custam para o plano, também haverá o reajuste p...

DICAS PARA REDUZIR CUSTOS COM PLANO DE SAÚDE

Imagem
Se você tem um plano de saúde e não está satisfeito, seja pelo preço ou pelos serviços prestados, e deseja avaliar possível troca do seu plano atual, por outro de menor valor, porém, mantendo a qualidade dos serviços, siga os seguintes passos:  1- Identifique na carteirinha do seu plano atual a “Data de Início ou de Vigência”, que é a data de aniversário do seu plano (mês de reajuste).     2- Verifique se os integrantes do plano, neste ano completam as idades (19; 24; 29; 34; 39; 44; 49; 54 ou 59 anos), para saber se também haverá reajuste por mudança de faixa etária.   3- Confirme quais hospitais, clínicas e laboratórios o seu plano atual não atende mais e quais você gostaria de voltar a utilizar.   4- Avalie se os integrantes do plano ficam mais que 95% do ano na cidade onde moram.   5- Solicite cotações com opções concorrentes para análise.   6- Após escolher o plano desejado, programe conosco a data de início de vigência do novo plano, manten...

Prazos de Carências

Imagem
A Súmula Normativa nº 21, publicada pela A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), esclarece que devem ser considerados todos os prazos de carência já cumpridos pelos beneficiários que desejarem ingressar em um plano de categoria superior dentro da mesma operadora.   Os prazos de carência já cumpridos não podem ser “recontados”, ou impostos novamente ao beneficiário no novo plano de saúde. Apenas pode ser exigido novo prazo de carência para aquelas coberturas e serviços que não estavam previstos no contrato anterior , incluindo-se nova rede credenciada de prestadores e diferente padrão de acomodação em internações (quarto coletivo ou individual). Fonte ANS

Como Contratar um Plano de Saúde

Imagem
1. As regras são diferentes para cada tipo de contrato. Plano Individual ou Familiar  se for contratado por pessoa física.  Plano Coletivo Empresarial  se a contratação for por meio de uma empresa ou de um empresário individual. Plano Coletivo por Adesão  se a contratação  for através de sindicato ou associação de classe. 2. Antes de assinar o contrato, é muito importante avaliar o que você precisa de um plano de saúde para que as suas necessidades sejam atendidas de acordo com as opções disponíveis no mercado.  É importante avaliar:  o número de pessoas que farão parte do plano, idade, tipo de acomodação, locais de atendimento e disponibilidade financeira. 3. O plano de saúde pode ser: Ambulatorial (consultas, exames e terapias);  Hospitalar (internação), com ou sem serviços de obstetrícia (pré-natal, parto e pós-parto);  Ambulatorial + Hospitalar (com ou sem obstetrícia);  Odontológico  Plano re...

Regras para a Remoção de Pacientes de Planos de Saúde

Imagem
Desde 04/04/2014 existem regras claras, sobre a obrigatoriedade de cobertura para a remoção de beneficiários de planos de saúde com segmentação hospitalar que já tenham cumprido o período de carência.  Para que seja realizada a remoção do paciente com plano de saúde para a rede de sua operadora, deve haver autorização do médico assistente. Além disso, é necessária a autorização do responsável pelo paciente ou dele próprio. A regras estabelecidas abrangem tanto a transferência dos pacientes dentro da própria rede credenciada pelo seu plano de saúde ou para remoções de consumidores de planos de saúde que estão na rede pública e desejam ser atendidos na rede credenciada pelo seu plano de saúde. Acesse a Resolução Normativa ANS 347/2014 -  http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=MjcwMg==  - e saiba mais.

Motivos para Contratar um Plano/Seguro Saúde

Imagem
A - Quando a rede pública de atendimento para urgência/emergência não atende mais as suas necessidades , colocando em risco sua vida e de seus familiares. B - Quando a disponibilidade e o tempo de espera para a realização de consultas, exames e cirurgias, excedem suas expectativas. Solicite já uma cotação e conheça opções que cabem no seu bolso.

Cuidados Com a Hipertensão

Imagem
A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura. A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade.  Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal.  Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo. Tratamento e cuidados após o diagnóstico: A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, entre outros. Prevenção e control...

Reajuste por Mudança de Faixa Etária

Imagem
  Se neste ano, você ou sua família completam as idades 19; 24; 29; 34; 39; 44; 49; 54; 59 haverá o reajuste por mudança de faixa etária, além do reajuste anual no plano de saúde. Este tipo de reajuste é aplicado no mês do aniversário de quem muda de faixa etária. Não espere o boleto com o aumento chegar. Se desejar uma cotação personalizada ou maiores informações, clique aqui.

Segmentação Assistencial

Imagem
  Antes de contratar um plano de saúde, é preciso ficar atento ao tipo de cobertura assistencial que atenda às suas necessidades. A segmentação do plano é justamente a composição das coberturas descritas, ou seja, o plano pode ser: Ambulatorial Hospitalar sem obstetrícia Hospitalar com obstetrícia Exclusivamente Odontológico Referência Ambulatorial + Odontológico Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia Hospitalar com obstetrícia + Odontológico Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico Para cada segmentação, há uma lista de procedimentos com cobertura obrigatória descrita no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde editado pela ANS e revisado a cada dois anos. Essas determinações valem para todos os contratos celebrados após 1º de janeiro de 1999, ou adaptados à Lei nº 9656/98 (planos novos). Fonte ANS

Se eu Tiver Alguma Doença, a Empresa Pode se Recusar a me Vender um Plano de Saúde?

Imagem
  Não, em nenhuma situação ela pode recusar um cliente. Mas se você declarar que tem alguma doença no momento de contratar o plano, a empresa pode oferecer duas alternativas:  1- Por até dois anos suspender o atendimento de alguns procedimentos relacionados à doença que você declarou  2- Fazer um acréscimo no valor da mensalidade para que você tenha direito a todos os atendimentos, inclusive os relacionados a essa doença.

Como Funciona o Reajuste das Mensalidades de um Plano de Saude

Imagem
Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas formas: um reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do contrato, e outro reajuste por mudança de faixa etária. Peça para a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias para que você possa ter uma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária é aos 19 anos; depois, de 5 em 5 anos, e o último, aos 59 anos. Fonte ANS

O que o seu Plano de Saúde Deve Cobrir?

Imagem
  Fique atento para o que seu plano deve cobrir, em que estabelecimentos, durante que período e em que localidades do Brasil. O primeiro ponto é que nem todos os planos têm direito à internação hospitalar. Os planos que dão direito à internação hospitalar são os de tipo hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia ou plano referência. Veja no seu contrato qual é o tipo do seu plano. O segundo ponto é a rede credenciada que seu plano cobre. Avalie bem na hora de contratar o plano de saúde quais são os hospitais, laboratórios e médicos a que você terá direito pelo seu plano. Especificamente sobre os hospitais, fique atento: sua operadora de plano de saúde só poderá descredenciá-los em caráter excepcional. Fonte ANS

Contratei um Plano de Saúde que Não Cobre os Hospitais e Laboratórios que Preciso. O que fazer?

Imagem
Diariamente me deparo com pessoas que estão frustradas e insatisfeitas, por não terem sido adequadamente orientadas no momento da contratação de um plano de saúde. Informações desencontradas e controvertidas, serviços inexistentes, equivocadamente ofertados, entre outras coisas, tudo por conta de uma suposta redução de custos ou atrativo comercial na venda do plano de saúde, sem fundamentação ou consistência contratual comprovada. Antes de contratar um plano de saúde é imprescindível, confrontar o que se oferta, comparando valores e serviços, principalmente pelo fácil acesso as informações que a tecnologia coloca a nossa disposição, através dos sites das operadoras de saúde.  Também é muito importante que o corretor(a) de planos de saúde, traga riqueza de informações sobre os produtos e serviços ofertados, com fácil acesso ao site do plano de saúde sugerido e seus respectivos serviços, bem como a garantia contratual destes serviços, no contrato e guia de serviços disponibilizados p...

Como Evitar Desnecessária Cirurgia de Tireóide

Imagem
Compartilho artigo recebido de uma cliente, quando após a realização do exame com biopsia - utilizando o método - Imuno-Histoquimica, por orientação de uma segunda opinião médica, preservou sua tireóide e, com isto, evitou uma cirurgia desnecessária para a retirada da tireóide. Caso o exame com a punção normal apresente resultado indeterminado, recomenda-se repetir o exame no prazo determinado pelo médico(a), porém, com o método Imuno-Histoquimica. Assim, será definido se o tumor é maligno ou benigno e o tratamento recomendado. https://www.accamargo.org.br/noticias/cientistas-focam-em-evitar-desnecessarias-cirurgias-de-tireoide