Dicas Para Cuidar Melhor da Nossa Imunidade Natural
Nossas rotinas, nossos hábitos e costumes, passaram e ainda passam por mudanças radicais.
Nossos sentimentos, nas mais diversas formas de demonstração, têm sido fortemente afetados.
Nossos relacionamentos, sejam familiares, afetivos e de amizades, ainda passam por severa e constante mudança e adaptação.
Muitas vezes nos sentimos presos, impotentes e reféns de um vírus invisível, potencialmente letal, altamente transmissível, mesmo com a recente descoberta dos imunizantes atualmente disponíveis a todos nós.
Tudo isso e muito mais, chega a nos tirar o fôlego e a esperança de que viveremos dias melhores. Sim, o volume de informações negativas e os excessos, nos deixam sem rumo na maioria das vezes.
Cientificamente falando, mesmo sem ser um profissional de saúde, com qualificações mínimas para versar sobre este assunto, nestes tempos de pandemia, também por razões profissionais, tenho estudado muito sobre imunologia.
É certo que esta pandemia não foi a primeira e não será a última, outras surgirão, de formas diferentes, exigindo de cada um de nós, constantes conhecimento, prudência e bom senso.
Reaprendi que o corpo humano é formado com defesas suficientemente capazes de resistir doenças que nos afetam, trata-se da nossa imunidade natural.
A nossa imunidade natural, depende de uma série de fatores, para atuar de forma eficiente e eficaz em defesa do nosso organismo, agindo contra tudo o que ameaça o nosso corpo.
No entanto, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos comprometer seriamente a nossa imunidade natural, seja pela falta de hábito para uma alimentação saudável, por sedentarismo e privação de sono.
Para estarmos com as nossas defesas em dia, precisamos basicamente regrar com disciplina alguns itens já seguidos por nossos antepassados como:
1- Alimentação saudável (comida de verdade)
2- Sono regrado e de qualidade
3- Atividade física regular
Muitas justificativas poderíamos dar, por não cumprir alguns destes itens ou todos eles, no entanto, sem defesa, sem imunidade, estamos seriamente vulneráveis, não só ao COVID-19 mas, a qualquer doença.
Assim, independente das vacinas tão necessárias e indispensáveis, já disponíveis, que tem por princípio básico, induzir a nossa imunidade natural a reagir contra eventuais patógenos, portanto, sua ação depende da resposta eficaz do nosso organismo, sejamos prudentes e engajados em adquirir, aumentar e melhorar a nossa imunidade natural no que depende de nós, com sabedoria e bom senso, cuidando do nosso corpo.
Certamente, com a nossa imunidade natural em dia, teremos melhores condições de resistir a eventuais contaminações, seja qual for a doença, tornando ainda mais eficaz a resposta do nosso organismo.
A nossa imunidade natural também é capaz de trazer melhor qualidade de vida e alívio para as nossas comorbidades.
Com o nosso corpo saudável e bem cuidado, resistiremos mais e melhor, trazendo alívio, conforto e motivação à nossa mente e espírito, certos que que em breve voltaremos a nos reunir, sem restrições e sem impedimentos.
Enquanto este momento não chega, sejamos prudentes, tenhamos sabedoria e bom senso.
Comentários
Postar um comentário