Como Vai a Sua Saúde Mental?

 

Janeiro é o mês dedicado à conscientização a respeito da saúde mental, cada vez mais reconhecida como uma prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. 



Para chamar a atenção sobre o tema e reforçar a importância dos cuidados, em especial no contexto vivido em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, seguem informações relevantes. 

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o segundo maior das Américas em depressão. 

A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. 

Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.  

Confira aqui a lista completa de procedimentos que o seu plano de saúde deve cobrir, segundo a ANS.

Seguem algumas recomendações que podem ajudar a melhorar a sua saúde mental:  

Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar; 

Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional; 

Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);

Se você estiver trabalhando durante a pandemia, fique atento a suas necessidades básicas, garantindo pausas sistemáticas durante o trabalho (se possível em um local calmo e relaxante) e entre os turnos. 

Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário) 

Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas; 

Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções; 

Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional; 

Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.


Fonte - ANS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percentuais de Reajustes - Planos PJ - PME (Período Maio/2025 a Abril/2026)

Novos Procedimentos Obrigatórios Incorporados ao ROL - ANS

Percentuais de Reajustes - Planos PJ - PME (Período Agosto/2024 a Abril/2025)