Novembro Azul - Exames que Todo Plano de Saúde Deve Cobrir
Clique Aqui e conheça todos os procedimentos de cobertura obrigatória.
Novembro é o mês dedicado ao alerta para a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, especialmente a prevenção do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Dois exames iniciais têm grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal, ambos cobertos pelos planos de saúde.
Esses dois exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.
Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Todo Plano de Saúde é Obrigado a Cobrir:
Procedimentos Preventivos e de Diagnóstico Precoce
Consultas médicas, exame de toque retal, antígeno prostático específico (PSA)
Exames Diagnósticos
Biópsias, exames de imagem como ultrassonografias - por exemplo: abdome inferior masculino e órgãos superficiais (tireóide, escroto, pênis ou crânio), tomografia computadorizada, ressonância magnética.
Tratamentos
Cirurgias, radioterapias e quimioterapias.
Comentários
Postar um comentário