Dia Nacional de Atenção à Dislexia
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A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura.
O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.
Sinais de alerta:
– dificuldades com a linguagem e com a escrita;
– dificuldades com a ortografia;
– lentidão na aprendizagem da leitura;
– dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
– dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização;
– dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
– dificuldades para compreender textos escritos;
– dificuldades em aprender uma segunda língua;
– dificuldade de aprender rimas e canções;
– dificuldades com a linguagem falada;
– dificuldade com a percepção espacial;
– confusão entre direita e esquerda;
– desatenção e dispersão;
– dificuldade em copiar de livros e da lousa;
– dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc.
Diagnóstico:
O diagnóstico precoce e a aplicação de atividades específicas são essenciais. Além disso, quanto antes o transtorno for diagnosticado, menor será a defasagem escolar e os impactos emocionais da criança com dislexia.
Uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como neurologista, oftalmologista e outros, conforme o caso.
A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia.
Tratamento:
Sendo diagnosticada a dislexia, o acompanhamento deverá ser feito de acordo com as particularidades de cada caso. Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as características do indivíduo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente.
Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva. Ao contrário do que muitos pensam, o disléxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situações que possam ser associadas a vivências concretas e aos múltiplos sentidos.
O disléxico também tem sua própria lógica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente.
Mediante seus esforços, adultos aprendem a conviver com suas dificuldades, e se tiverem feito um tratamento adequado, terão desenvolvido estratégias que compensarão estas dificuldades, facilitando-lhes a vida acadêmica
Fonte: Sociedade Brasileira de Dislexia
A Agência Nacional de Saúde ANS, através do Rol de procedimentos, assegura que todos os planos de saúde devem cobrir os exames para detecção da dislexia, geralmente realizados por um profissional psicólogo clínico.
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