Carência

Carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.

Esse tipo de informação está presente no seu contrato.

Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar os prazos de carência.

Pela legislação de planos de saúde, para planos individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, a empresa que vende o plano de saúde pode exigir:

Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis) 24 horas

Partos a termo, excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional 300 dias

Demais situações 180 dias

Atenção:
Esses são limites de tempo máximos.
Isso quer dizer que a operadora de planos de saúde pode exigir um tempo de carência menor que o previsto na legislação.

Fonte ANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Percentuais de Reajustes - Planos PJ - PME (Período Maio/2025 a Abril/2026)

ANS Divulga o Reajuste Anual dos Planos Individuais e Familiares 2024/2025

Você Cuida da Sua Saúde Digestiva? Descubra Como a Microbiota Intestinal Pode Transformar Seu Corpo e Sua Mente